sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Doc Lisboa I

Ontem fui à abertura do Doc Lisboa e do ciclo Vento Norte. O filme era de Eva Mulvad e Anja Al-Erhayem, sobre as eleições parlamentares no Afeganistão. Enemnies of Happiness segue a campanha de Malalai Joya, mulher candidata.

Apesar de me ter parecido mais um diário de campanha do que um documentário sobre as eleições, resolvi ficar para o debate com a realizadora Eva Mulvad, apresentado por Serge Trefaut (realizador dos Lisboetas e do Outro país). Respondendo às perguntas, a realizadora começou por referir que o trabalho lhe tinha caído do céu e que este filme não era inicialmente dela.

Como Anja Al-Erhayem estava grávida e não o poderia realizar sozinha, Eva foi para o terreno filmá-lo. Apenas quatro semanas no Afeganistão chegaram para tudo, e filmando sem perceber o que filmava, regressou sem nunca ter aprendido a língua.

Portanto a grande realização deste filme é a montagem posterior à tradução, porque o único trabalho no terreno foi ligar a câmara e deixar as personagens falar. (crítica do Doc Log, aqui)

Hoje às 23h passa um filme da Diana Andringa e do Flora Gomes sobre a guerra colonial portuguesa na Guiné. As Duas Faces da Guerra faz parte do ciclo investigações.

Sem comentários: