quarta-feira, 2 de julho de 2008

Alhos e Bugalhos

Bom, estou confusa. Isto é o que vem no DN : "Proposta. A Juventude Socialista (JS) vai a congresso com um único candidato, que aposta nas questões fracturantes. Casamento homossexual, adopção por casais 'gay' ou o reconhecimento da mudança de sexo na lei portuguesa são algumas das reivindicações da Jota socialista (...) Tal como Pedro Nuno Santos, o actual líder da JS que agora deixa o cargo, Duarte Cordeiro defende o casamento homossexual e a possibilidade de adopção por casais gay." No entanto, depois de rebuscar o site da JS todo, a proposta de lei que encontrei incluía isto:
Adopção e Filiação O presente projecto lei visa única e exclusivamente terminar com a discriminação vigente que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo,seguindo aquela que é já a voz dominante da sociedade portuguesa.Realidade diferente do casamento é a adopção por parte de casais de pessoas do mesmo sexo, matéria sobre a qual é ainda evidente a inexistência de consenso na sociedade, devendo por isso ser aprofundado e enriquecido o debate público. Por este motivo, este projecto exclui completamente a possibilidade de adopção por parte de casais de pessoas do mesmo sexo, seja no instituto da adopção plena, quer no instituto da adopção restrita, aguardando os frutos do exercício de cidadania participada que se pretende desencadear. Não obstante esta moratória quanto a um aspecto parcelar dos efeitos do casamento, deve ser possível ir ao encontro daquilo que a sociedade portuguesa hoje reclama,reconhecendo de imediato os demais efeitos do casamento.
Como é? Há para aí alguem da JS que me possa explicar qual das duas fontes está errada? Ou será que os miúdos do PS são iguais aos graúdos e apregoam alhos mas na realidade são mesmo é bugalhos?